sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Um momento só para os pais



Bebê,

Podemos dizer que a sua estória começou a mais ou menos 5 anos atrás. Foi quando a sua família começou a se formar: o casamento de seus pais! Um dia, até agora, que foi o mais feliz de nossas vidas. Um dia perfeito, onde nada poderia incomodar nossa alegria.

Mas essa nossa estória te contamos depois. Temos muitas fotos pra lhe mostrar, rindo de como as pessoas se vestiam na época, e um DVD (tudo bem, não te culpo por não saber o que é essa tecnologia arcaica).

Nós temos uma tradição de comemoração. Aliás, por falar em tradições, seu pai é muito chato com isso. Se prepare para esperar até depois da meia-noite para abrir os presentes de Natal, e nem um minuto antes... Aniversários devem ser comemorados no dia, mesmo que seja uma segunda-feira brava!

Mas a tradição do aniversário de casamento é viajar para um lugar tranquilo onde nós podemos relaxar, esquecer o mundo e curtir um ao outro, fazendo uma retrospectiva de tudo o que vivemos neste ano e planos para o próximo (você foi um deles). Já aproveitamos bastante:
  • 1 ano,  Bodas de Papel: Cachoeiro do Campo
  • 2 anos, Bodas de Algodão: Serra da Moeda
  • 3 anos, Bodas de Couro: Lavras Novas 
  • 4 anos, Bodas de Flores e Frutas: Tiradentes
  • 5 anos, Bodas de Madeira: Monte Verde
E neste aniversário, como você foi de penetra, até presentinho do papai você ganhou! E pro ano que vem vai ser difícil. Temos que procurar um lugar com um pré requisito básico: aceita-se crianças!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

É menino ou menina?



Bebê,

Tá todo mundo curioso pra saber se você é menino ou menina. Todos dão palpites ou têm uma "técnica", ao mesmo tempo avançada e tradicional, para determinar isto antes do tempo normal. Sempre nos perguntam: "E aí, o que vocês preferem?".

Somos muito sinceros quando respondemos "Tanto faz! Não temos preferência.". É verdade, pois quem sonha tanto e já ama um bebê como nós não se dá ao luxo de escolher. Claro que criar cada um, menino e menina, é diferente. Os programas, as experiências, tudo muda. E, por isso mesmo, não dá pra simplesmente dizer o que é melhor.

E como ainda tá muito cedo para sabermos, de vez em quando tentamos alguns destes "métodos científicos". Um deles, pra você ver o uso de tecnologia avançada, consiste em pendurar um anel na ponta de um cordão. Ele fica suspenso sobre a mão da mãe e a pessoa "mandingueira" espera o cordão estabilizar e encosta o anel na mão da mãe. Se o cordão rodar pra um lado é menino, se rodar pro outro é menina. Se parar indica que a fábrica fechou. Nosso resultado: um casal, sendo que o menino vem primeiro. Menino 1 x 0 Menina

Estranho é que a Marcela, esposa do Chaves, foi quem aplicou o teste e assim mesmo ainda acredita que você é menina. Ela sonhou... Que medo! Menino 1 x 1 Menina

Outra suposição simples diz que se a mãe não sente enjôos, não passa mal durante a gravidez, é menino. Tia Eneida, mãe do Quark e Renatinho, comprovou e provou esta teoria. Sua mãe não sente nada, come que é uma beleza... Menino 2 x 1 Menina

Dr. Emerson, com seus anos de estudo na medicina disse que você é menina. Baseado em quê? Disse que é e pronto. Diz ele que tem acompanhado muito o nascimento de meninas e que você é menina. Simples assim. Menino 2 x 2 Menina

Pra tirar o desempate, seguimos outro método que passa de geração em geração ao longo dos séculos: O Teste da Colher e do Garfo. Esse quem ensinou foi o Tio Ébio. (Bebê, vem aqui a primeira lição que seus pais vão te dar, e pode ser uma das mais importantes. Quando você já puder ouvir e andar, engatinhar ou mesmo se arrastar por aí, ao ouvir este nome próximo de você, CORRA! Corra, corra e corra muito! Corra como o vento e não pare nem para olhar pra trás. Tentaremos te dar uma vantagem.)

Bom, o teste consiste em esconder uma colher e um garfo, cada um embaixo de uma almofada em uma cadeira. O pai prepara todo o cenário e depois chama a mãe para escolher uma cadeira e se sentar em cima da almofada, como sua mãe está fazendo na foto lá em cima.

Se embaixo da almofada estiver a colher escondida, é menina. Se for o garfo, menino. Sabe o resultado? Dá uma olhadinha aí embaixo...




sábado, 24 de outubro de 2009

Dr eu não me engano, o bebê é Atleticano!



Bebê,

Fica cada dia mais difícil irmos a algum lugar, passarmos por alguma situação sem te imaginar ali, sem pensar em como seria se você estivesse aqui fora conosco, em como será a primeira vez que te apresentaremos algumas coisas... E não é que a gente fica realmente bobo? Com aquela cara de feliz achando que o mundo pode acabar que tudo continua numa boa?

Neste sábado seu pai foi ao Mineirão com a Vovó Lu, Marcelo e o Chicão para assistir a Atlético x Vitória. Ele já passou por diversas emoções nos jogos que esteve (você, como Atleticano que será, irá entender muito bem cada uma delas). Mas esse jogo foi diferente. Essa sensação ele nunca sentiu.

Quem poderia pensar que o que mais iria chamar atenção dele no jogo não seriam as jogadas do Galo, mas cada pai que passeava com sua família, dividindo a torcida com seus filhos? O coração vibrou forte quando o Galo fez o gol da vitória, mas seus olhos só se enchiam d'agua quando o telão focalizava uma criança ou bebê que, aparentemente, conhecia um jogo de futebol de perto pela primeira vez. Eles não conseguiam fazer a "ola" ou entoar os gritos de guerra, uma vez que ainda estavam aprendendo a bater palmas e a "dar tchau" para a câmera.

Seu pai chegou até a anunciar em conversas com outros torcedores, recém conhecidos promovidos instantaneamente a melhores amigos de infância, que você ia chegar. Não vai chegar a tempo de ver o Galo ser bicampeão brasileiro, mas quem sabe pra vê-lo ser campeão da Libertadores...

Ah, esta foto não é a do jogo ao qual nos referimos, mas ilustra bem os momentos.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tum tum tum, bateu...




Bebê,

Foi com uma mistura de preocupação e alívio que sua mãe recebeu uma mensagem do Dr. Emerson. Nela estava a orientação para fazermos um ultrassom o mais rápido possível. Estávamos muito nervosos pois sua mãe sentia fortes dores durante a noite, mesmo tomando o remédio que ele já havia receitado.

Preocupação, estávamos tensos... Para o Dr. Emerson pedir um exame extra, poderia ser algo mais sério.

Alívio, pois finalmente poderíamos ver você, já que é bem difícil, no começo, acreditar. Será que assim a ficha iria cair? Estaríamos grávidos, com certeza, absoluta, sem sombra de dúvida?

Neste dia, estávamos aproveitando o feriado lá na Serra do Cipó, lugar que esperamos te levar sempre. Estávamos nós, seus pais, a Vovó Lu, a família da Tia Marta e da Tia Leuza. Sua mãe ficou bem quietinha neste dia, aproveitando os mimos da dona da pousada pra não correr nenhum risco.

No dia seguinte chegamos no centro de ultrassonografia. Chegamos mais calmos, já que mamãe não teve dor na noite anterior. Aguardamos, entramos na sala, sua mãe se preparou para o exame e, após alguns segundos de silêncio, o médico nos mostra você lá com 0,3 cm. Seu coraçãozinho batendo rápido como o nosso. Ufa, tudo certo com você e sua mãe. Tudo está compatível com a sexta semana da gestação. Ficou apenas o alívio...

domingo, 11 de outubro de 2009

Quem ficou pra titio?



Bebê,

Olhando pra esses sorrisos, dá pra descobrir quem foi que ficou pra titio? Neste dia passamos uma ótima tarde de domingo e fizemos um almoço delicioso.

Bom, fizemos é covardia, pois quem ficou por conta da comida e quase o tempo todo na cozinha foram sua tia Stephanie e o Henrique. Poxa, duvidamos que iria sair alguma coisa dali, mas a surpresa foi boa. Meu Deus, se essa tia maluquete que você tem cumprir o que ela tá prometendo aprontar com você, sua mãe viverá a base de calmantes e não sobrará um cabelo que não seja branco em seu pai. Bom, isso não tá muito longe de acontecer mesmo... Diz ela que vai pegar você nos finais de semana, colocar no carro e sair por aí para as "bombâncias". Não me pergunte o que é isso que até hoje tenho medo de saber.

Seu tio Juninho também deu pulos de alegria. Ficou muito feliz e começou a fazer alguns planos também. Inclusive já até definiu como você vai sair da maternidade: roupinha completa do Galo. Isso gerou um pequeno estresse com a Keka (essa Raquel é tia, não é mãe nem avó, tá?) porque, segunda ela, não vai deixar isso acontecer de forma nenhuma se você for menina. Seu tio, como pessoa sem preconceitos e esclarecido como é disse que não tem nada a ver e nem quer saber: sendo menino ou menina, vai sair de lá com macacão do Galo.

Jogamos Rock Band o dia inteiro. Não se preocupe não, você um dia também vai brincar. Espere só papai comprar o PlayStation 9 que ele liberá o PS3 pra você fácil, fácil, tá?! E ai se quebrar... Ficamos todos esperando pra ver a Lulu, ou melhor, Ana Lu, se apresentar nos vocais. Sua prima tem talento nato pra cantar no jogo e pelos bares de BH.

Mas, quem diria... O destaque do dia foi sua outra prima, a irmã dela: Ana Paula. Realmente Deus é sábio no que faz: você ainda não consegue ouvir nada! Seus ouvidos ainda não se desenvolveram! Digamos que, se você escutasse essa obra de arte, iria nascer de uns 15 meses com medo do mundo aqui fora! Mas se bem que você também poderia ver uma das maiores demonstrações sobre o que é o Amor. O Fernando ouviu tudo, apoiou, disse que tava lindo e ainda continuou noivo. Será que eles vão cantar um pro outro no casamento? É, acho que nesse dia você já estará por aqui...

Pra contar pra todo mundo, ligamos para seu avô que hoje está longe, longe... Colocamos no viva-voz e entre todos perguntamos se poderíamos levar mais uma pessoa conosco na próxima viagem ao Pará: você! Como a gritaria foi intensa quando seus tios e primos entenderam, ele lá não compreendeu nada. Depois explicamos novamente e aí sim. A ficha caiu e junto com ela caíram lágrimas atrás de lágrimas, tanto do Vovô Rubens (nada mais de Titio...) e da Velma. Sua tia, a Julinha, também ficou doidinha com a notícia. Será que ela já vai dar conta de cuidar de você? Pelo menos ensinar a dançar um Techno-Brega eu tenho certeza que ela vai tirar de letra!


sábado, 10 de outubro de 2009

Tal Pai tal Bebê?



Bebê,

Depois do jantar fomos tomar um "suquinho" na casa do Quark e Renatinho, amigos nossos que tenho certeza que você irá adorar. Aliás, nós é que, como pais, achamos que essa aproximação não será boa...

Se você não estiver gostando do seu quarto, já sabe com quem reclamar. Foi encomendando ele que contamos pra Tia Marina, Renatinho, Quark e Carla. Eles pularam até de alegria e o Renatinho não parava de falar: "Nossa, que coisa boa! Que louco, que louco! Bom demais! Que louco...".

Estavam também o Tio Daniel e a Tia Alessandra. Eles já sabiam da notícia mas guardaram muito bem o segredo. E de repente recebemos mais dois presentes pra você. Seus primeiros brinquedos!

Acho que é pra você já ir se acostumando com a idéia de dar umas voltinhas de moto com a mamãe e o papai. Bem, isso se você for menino. Porque, se for menina e quiser andar em uma R1 como essa que você ganhou, nada feito. Nada de filha minha ficar desfilando de poposuda por aí não...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Primeiros presentes




Bebê,

Essa noite saímos pra comemorar. Papai, mamãe, as vovós e os vovós-garotos, Tia Lurdinha e Tia Leuza. Fomos ao restaurante Feliz (cai bem este nome com o momento, não?).

Conversamos bastante, basicamente o tempo todo sobre você, e rimos até. No final da noite, uma surpresa: seus primeiros presentinhos!!


Vovó Lu lhe deu um par de luvas e sapatinhos de croché! Seus pais ficaram babando até... É muito gostoso ficar olhando pra eles e já te imaginar usando os presentes, sua carinha, pequenininho, pequeninho... Não dá mais pra fechar o sorriso nessas horas.

Ah, e quando você nascer, se por acaso tiver uma pequena "queda" por bebidas alcólicas, não é culpa do seu pai, moço ajuizado e extremamente controlado, que só bebe moderada e socialmente em ocasiões especiais. Foi sua mãe que tomou uma pequena taça de vinho...

domingo, 4 de outubro de 2009

Vovó Raquel? O quê que o quê que o quê?




Bebê,

Essa é a Vovó Raquel e o Vovó Júlio. Pegamos os dois no meio de um peixinho pra contar a novidade. Dessa vez, pra dar a notícia, entregamos algumas contas e no meio delas estava o resultado do exame de gravidez.

Viu como ela ficou feliz? Quase sem palavras... Essa eu acho que é uma das vovós que mais declarava publicamente a vontade de ter um netinho. Por ela você já estava por aqui a uns 3 anos atrás...

Pode contar com ela para ser bastante paparicado e para o que mais precisar. Aposto que ao longo de sua infância ela sempre terá aquela receitinha da vovó de chá pra dor de barriga, uma dica de remédio natural pra qualquer coisa e... e... bom, ela sempre saberá o que fazer. Nós ainda estamos aprendendo...

De Tia para Vovó Lu!


Bebê,

E foi assim que sua Vovó Lu (antes conhecida apenas como Tia Lu, o Terror das Crianças) descobriu a seu respeito. Inventamos uma história que teríamos que mudar a agenda de nossa viagem à Disney Para fazer algo que ela odeia: compras (sei...).

De cara ela descobriu. Será que já desconfiava que você estava por perto? Viu como ela gritou de emoção? Acostume-se...

Ahhh, sua Vovó Lu, já falou que não ia chorar, né?  Ela só chora por coisas bem bobas, como propagandas e matérias dramáticas do Fantástico. Para as coisas sérias, a Vovó Lu é uma das pessoas mais fortes que você conhecerá. E pra essas coisas, é difícil mesmo vê-la chorar.

Você ganhou dois tios que estavam loucos para ter um sobrinho. Esse do vídeo que ficou perguntando o que estava acontecendo é o Pepê. Todo o futebol que ele sabe aprendeu com seu pai. Quando você for maior é ele quem vai te levar toda vez para o campo e ficar lá com você até que você canse. Vou deixar pra ele te ensinar a jogar bola, seu pai vai te ensinar a fazer gol.

O outro tio é Chico. Ele tá doidinho pra te ver. Até ficou fiscalizando a barriga da sua mãe pra tentar descobrir onde você estava. Ele não tá aí no vídeo, mas quando você nascer será fácil de reconhecer...

Após darmos a notícia para a Vovó Lu, Tia-Avó Lurdinha, Tio Chico e Tio Pepê, mamãe ligou para todas as mães-tias dela, suas també Tias-Avós: Martinha, Terezinha e Leuza. Todas ficaram super felizes com sua vinda.

Duas listras é bom, uma é ruim!




Bebê (vamos te chamar assim durante um tempo...),

Não dá para descrever aqui a sensação que sentimos ao saber, pela primeira vez, que você estava a caminho. Depois de quase 12 meses de espera, uma suspeita tímida e um pedido meu para que seu pai comprasse, além das verduras para o almoço de domingo, um teste de gravidez. Pouco tempo depois, ele chega com 2, que eu utilizei imediatamente. A hora em que eu vi os 2 pauzinhos no teste já comecei a chorar. De alívio, de alegria... No mesmo dia, outro teste de farmácia e o teste de laboratório, mas nada que realmente  fizesse a "ficha cair".

É, você precisava ver a cara da sua mãe... Se bem que acho que não irá se comparar a quando você a vir pela primeira vez! Comprei os testes de gravidez bem naquela: "Ah, claro que não está grávida, mas como a Raquel (sua mãe, viu?) é cheia de coisa, melhor comprar..."

Sabia que existem testes de vários tipos e preços, variando de R$5,00 a até mais de  R$40,00? Bom, claro que vai demorar muuuuito ainda pra você saber disso, principalmente se for menina!  >:$

Pra tirar a dúvida comprei dois: um mais baratinho e outro na média, só pra confirmar. Eu sabia que os testes de farmácia tem uma chance de darem o resultado errado. A questão é que ele só da errado se der negativo, se apareceram duas listras tá garantido, ESTAMOS GRÁVIDOS!!

Logo que colocamos o teste pra funcionar as listras já começaram a aparecer. Tive que arrancar sua mãe pelo braço pra ela não surtar e aguardar aos cinco minutos necessários. Mas não teve jeito, já abriu a boca a chorar.

Minutos depois fizemos o segundo teste pra confirmar. Claro, o resultado foi o mesmo. Pra ter certeza "absoluta" fizemos o teste no laboratório. A taxa do hormônio HCG no sangue para mulheres é de cerca de 5 miliUI/ml (não tente entender isso, você ainda é muito novo. papai te explica tudo mais tarde), o teste da sua mãe deu mais de 1.800 miliUI/ml!!

Agora não tem jeito. Você vem mesmo!! Te  esperamos demais, e te desejamos mais ainda. Finalmente posso parar as brincadeirinhas bobas de homem dizendo que não quer filho por agora, vamos esperar mais um pouco e sair correndo por aí gritando a todos: MEU BEBÊ TÁ CHEGANDO!!

Apenas mais nove meses...