quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uma espiadinha pra quebrar a ansiedade


Tomás,

"Nossa" gravidez  realmente está sendo muito tranquila e pudemos passar por muitos momentos especiais nela. Mas, sem dúvida, uma das situações que mais curtimos foram os "dias do ultrassom". Hoje é um deles e pode ser que seja o último...  A gente fica sempre na expectativa que o Dr. Emerson peça mais um só para podermos te ver e saber mais notícias sobre como você está se saindo aí dentro.

E o ultrassom de hoje, quando você completa 38 semanas, foi cheio de novidades. Seus coraçãozinho bate muito lindo[0:11], segundo o Dr. Paulo. Ele garante ouvir no ritmo das batidas: Ga-lo, Ga-lo, Ga-lo! Você está todo grandinho. O médico até se assustou com algumas partes [0:50] (Atenção, cenas impróprias para menores de 18 anos). Dr. Paulo também nos contou que você continua devorando tudo que vê pela frente e o resultado dessa comilança fica claro na sua altura e peso: 51 cm (será que vai puxar o papai?) e 3.379 kg [05:50]. Outra semelhança com o papai é seu "pezinho"que com 8,5cm já pôs em risco alguns sapatinhos que temos. Acho que só vão servir pra você sair da maternidade mesmo...Com esse tamanho todo, suas bochechas estão espremidinhas [07:06]. Ah, até que enfim uma coisa parecida com a mamãe... :)

Enfim, você está brilhando! Cumpriu sua parte direitinho e já está todo prontinho para nascer. Mas já a mamãe....  O colo do útero [02:00] ficou todo preocupado em te proteger bem ao longo da gravidez que agora não quer saber de abrir uma passagenzinha pra você sair. Não dá mesmo sinais de que seu nascimento será por agora. Temos que segurar a ansiedade para te aconchegar em nosso colo e ... CONTINUAR ESPERANDO! Quem sabe semana que vem temos mais novidades? Tudo pode mudar...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Barrados no baile? Nunca mais!


Tomás,

Com a sua chegada se aproximando, conseguimos abrir as portas para uma ala da sociedade que, apesar de não ser secreta, nem todos entram. Ela só costuma aceitar aqueles diretamente convidados por um membro e você deve ser formalmente reconhecido como "um deles" para que isto aconteça. Esta micro-sociedade possui seus próprios temas de discussão e estudos, palavras que são apenas entendidas por seus participantes e o principal: seus rituais de comemoração.

Esta sociedade não é nada mais nada menos do que OS AMIGOS QUE TEM FILHO! Hoje mesmo já participamos da nossa primeira festinha de aniversário!! Fomos comemorar com a Isabela, nossa vizinha de porta. Você vai brincar demais com ela. Quando nos mudamos para cá ela era apenas um bebezinho, mas agora já tem 3 anos e tá toda espertinha. Sempre ouvimos suas conversas empolgadas logo cedo de manhã enquanto tomamos nosso café.

O aniversário da Isabela foi comemorado em uma casa de festas perto de onde moramos, no Yahoo. Lá é muito bacana e chama a atenção por sempre ter o nome da criança escrito de balões bem grande na porta, que fica na principal avenida de nosso bairro. Sempre que passávamos ali em frente sonhávamos em um dia termos nosso filhinho e estampar ali seu nome pra todos virem: "Rauber Júnior"! Claro que era só mais uma das piadinhas absurdas que seu pai fazia pra animar sua mãe. Mas já imaginou a cara de todo bairro ao passar por ali e pensar: "Rauber Júnior? Que nome é esse? Quem foi que fez isso com a criança?".

Bom, esse foi apenas um desses encontros, mas parece que serão vários... Primeiro porque nossa família é grande e cheia de crianças de todas as idades. A maioria dos casais amigos também já tem um filho ou filhos, em alguns casos. E aqui no prédio, também você terá muita companhia. Ao todo serão oito crianças e a Isabela é o bendito fruto entre sete garotinhos que formam uma turma da pesada. Que venha nosso caçulinha...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

ATENÇÃO: Leia o manual antes de operar o produto

Tom,

Já tá quase na hora de você aparecer. Já pensou como a cabeça do seu pai está a mil? Será uma aventura totalmente diferente de tudo o que ele já passou na vida. Algo amedrontador, cheio de fatos novos e inesperados a cada dia. Ao mesmo tempo, com muitas alegrias, surpresas e todas elas passadas ao seu lado.

Seu pai sempre faz questão de extrair o máximo de cada experiência que ele passa. E, por isto, quando se empolga com um assunto passa a vivê-lo dia e noite, pesquisando informações, lendo livros, blogs, participando de fóruns e tentando descobrir como tirar maior proveito.

E isto é com tudo. Quando compra um jogo novo, antes de experimentá-lo, lê o manual para conhecer mais sobre a estória e entrar no clima. Ao comprar aparelhos eletrônicos, como uma televisão, também sai lendo o bendito do manual para descobrir cada um dos recursos que ela tem e configurá-la de acordo com seu gosto. Quando tudo está pronto fica lá na frente dela igual bobo, observando tudo e se deliciando com o resultado. Com a moto foi a mesma coisa. Nunca havia andado em nenhuma e, de repente, já tava por dentro da compatibilidade de peças, como modificar o motor pra conseguir maior potência, dicas de customização e as boas práticas de pilotagem em viagens na estrada. Depois, ao por isto a funcionar, a sensação é outra...

E por um acaso você acha que com esse bebezão seria diferente? Bom, é claro que vocês, bebês dessa geração, estão cada vez mais evoluídos e aprendendo muito mais rápido do que os pais aprenderam. Porém, ainda não vêm com manual de fábrica...

Pra tentar se virar, o papai entrou num curso oferecido no trabalho dele, o chamado "Orientação Médico-social sobre a questão Materno-infantil para casais grávidos". Cada dia era um tema diferente com um especialista no assunto. Ficou meio perdido no começo em meio a tantas barrigudas, mas acabou se saindo bem no final. Veja só tudo o que ele aprendeu por lá:
  • Gravidez – Alterações Fisiológicas, Complicação e Prevenção
  • Amamentação
  • Readaptação Postural
  • Ginástica específica 
  • Respiração/Relaxamento
  • Pediatra
  • Alimentação
  • Enxoval
  • Puericultura
  • Trabalho de Parto
  • Aspectos Emocionais
  • Saúde Oral
  • Acidentes Infantis
  • Creche
  • Prosaúde / Benefícios Previdenciários
  • Planejamento Familiar
  • Musicoterapia

É, depois de tanta teoria assim, vamos ver como será na prática. Segundo ele, vai fazer de tudo para cuidar direitinho de você, com exceção de trocar as famigeradas fraldas. Será que essa "promessa" vai vingar?

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Agora só falta você!


Filhão,

Conseguimos! Finalmente seu quartinho está prontinho, prontinho. Depois de vários planos, testes, busca de fornecedores, brigas com alguns deles, participação de amigos e família, ele está completo.

Nossa, que delícia chegar em casa e agora conseguir ver tudinho no lugar. Hoje nós passamos a noite já arrumando suas coisas nas gavetas, pendurando roupinhas nos cabides e sonhando cada vez mais com você.

Nós gostamos demais do resultado e achamos que você também vai. Serão bons momentos aqui dentro até você crescer bastante... Ficamos um pouquinho preocupados com o tempo, pois afinal hoje você já entra na 38ª semana. Se você nascer por agora, já não será prematuro. Já tá todo prontinho, mas enquanto você não decide a hora, a gente só fica na expectativa...

E veja, já posicionamos seu carrinho na entrada do quarto. Até ele está pronto pra te trazer da maternidade para o nosso lar!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Luzes, câmeras, barrigão!


Tom,

Hoje nós 3  tivemos um dia, ou melhor, uma noite de estrelas! Fizemos uma sessão de fotos para registrar esse momento tão lindo que estamos vivendo. E não foi com qualquer fotógrafo não, viu?! Contamos com a profissional internacional, artista das celebridades jaboticatubenses: Tia Vivian!


Foi muito divertido. Cansativo também, é verdade, mas divertido acima de tudo. Foi muito bacana fotografar mostrando o barrigão e também várias coisas que tem um significado especial pra gente: o primeiro presente do papai, o primeiro brinquedinho, uma roupinha que já foi do papai e agora é sua, sua moto miniatura e outras cositas mas... 

A próxima sessão de fotos será no seu quartinho, que já está lindo! Ai depois desta, esperamos que a próxima já seja na maternidade e com nosso personagem principal. Tá quase...

domingo, 9 de maio de 2010

O primeiro de muitos


Tomás,

Graças a você, hoje foi um dia especial pra mamãe: a comemoração do primeiro Dia das Mães! Dessa vez ela era mais do que filha.

E ai de quem falasse o contrário, dizendo que ela só seria mãe após seu nascimento... Como concordar com isso, já que há quase 9 meses tudo que sua mãe faz é pensando em você? Ao ouvir isso ela virava uma fera: "Onde já se viu? Olha meu filhinho aqui! Já o amo, já cuido dele, SOU MÃE SIM!". Até o Dr. Emerson ela enfrentou pra defender seus direitos de mamãe mais nova do pedaço. Seu pai, em meio a brincadeiras, fazia uma ou outra provocação, mas no final a acordou com um belo "Bom dia mamãe!", com direito a beijos e um presentinho.

Polêmicas a parte, sua mãe comemorou com tudo o que tinha direito. Como a vovó Lu foi visitar sua bisavó, D. Nenem, sua mãe passou o dia com sua Raquel e as outras mães da família Simões. Como fazia tempo que muitos ali não te viam, foi uma surpresa geral o tamanho que você já está. Tivemos um almoço especial com mais presentes para ela e uma oração especial, na qual você também foi lembrado e teve sua chegada abençoada.

Sua mãe ficou nas nuvens com estes sentimentos novos. Recebeu um texto de uma colega do trabalho que retrata bem isso e só de ler, com a certeza de que o que se passa com ela estava retratado ali, se emocionou toda...
"Antes de ser mãe eu fazia
e comia os alimentos ainda quentes

Eu não tinha roupas manchadas.
Eu tinha calmas conversas ao telefone.

Antes de ser mãe eu dormia
o quanto eu queria
e nunca me preocupava
com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de
escovar os cabelos e os dentes.

Antes de ser mãe eu limpava
minha casa todo dia.
Eu não tropeçava em brinquedos
nem pensava em canções de ninar.

Antes de ser mãe eu não me preocupava
se minhas plantas eram venenosas ou não.
Imunizações e vacinas eram
coisas em que eu não pensava.

Antes de ser mãe ninguém vomitou nem fez xixi em mim,
nem me beliscou sem nenhum cuidado,
com dedinhos de unhas finas.

Antes de ser mãe eu tinha
controle sobre a minha mente,
meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos.
... eu dormia a noite toda ...

Antes de ser mãe eu nunca tive
que segurar uma criança chorando
para que médicos pudessem
fazer testes ou aplicar injeções.
Eu nunca chorei olhando
pequeninos olhos que choravam.
Eu nunca fiquei gloriosamente feliz
com uma simples risadinha.
Eu nunca fiquei sentada horas
e horas olhando um bebê dormindo.

Antes de ser mãe eu nunca
segurei uma criança só por
não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar
quando não pude estancar uma dor.

Eu nunca imaginei que uma
coisinha tão pequenina pudesse
mudar tanto a minha vida.

Eu nunca imaginei que pudesse
amar alguém tanto assim.

Eu não sabia que eu adoraria ser mãe.

Antes de ser mãe eu não conhecia a sensação
de ter meu coração fora do meu próprio corpo.

Eu não conhecia a felicidade de
alimentar um bebê faminto.
Eu não conhecia esse laço que
existe entre a mãe e a sua criança.
Eu não imaginava que algo tão pequenino pudesse
fazer-me sentir tão importante.

Antes de ser mãe eu nunca me
levantei à noite a cada 10 minutos
para me certificar de que tudo estava bem.

Nunca pude imaginar o calor,
a alegria, o amor, a dor
e a satisfação de ser uma mãe.

Eu não sabia que era capaz
de ter sentimentos tão fortes.

Por tudo e, apesar de tudo, obrigada, Deus ,
por eu ser agora um alguém tão
frágil e tão forte ao mesmo tempo.

Obrigada, Deus, por permitir-me ser Mãe!"