quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mãos à Obra


Tom-tom,

Estamos a todo o vapor com as "obras" aqui em casa. Tudo pra ficar prontinho para quando você chegar e, claro, dar a falsa impressão noção de que seus pais sempre foram cuidados e organizados com o lar dessa forma.

E, empolgados com sua chegada, resolvemos dar uma ajeitada na casa toda! A mamãe, há tempos está com a síndrome da "preparação do ninho". E, durante algum período, ela penou sozinha... Mas agora, esse vírus pegou o papai também e é ele quem arrasta ela todos os sábados para andar pra lá e pra cá nas lojas e avenidas da cidade para providenciar tudo. Tadinha, a mamãe tá cansando até... só de andar um quarteirão...

Seu pai sempre foi uma negação nestes serviços caseiros, mas até que ele tá se saindo bem: fez os testes das cores do seu quarto e trocou alguns lustres e lâmpadas, mesmo quase derrubando todo o teto de gesso na operação. É por essas e outras dificuldades que o Vovô Júlio está a toda! Quase todo sábado ele e a Vovó Raquel vem aqui fazer uma visitinha e, aproveitando, arrumam a banheira, quebram a parede para passar os fios de eletricidade para seu painel, instalam coifas, adaptam mesas... Ufa! Parece que não acaba nunca!

Também seus pais, além de seu quarto, resolveram finalizar a sala de jantar, que já tinha projeto da Tia Marina a mais de dois anos e estava pela metade, e a cozinha. São mesas, cadeiras, poltronas, coifa, bancos, persiana, iluminação... Até geladeira nova pra guardar suas papinhas você tem, graças a Vovó Raquel. Agora ela e a Tia-avó Nicinha, após várias prendas na costura para seu enxoval, vão dar um jeitinho na cortina de seu quarto.

O próximo passo é a montagem do seu armário e aí sim a mamãe vai começar o trabalho que ela está ansiosa para fazer: lavar suas roupinhas e arrumá-las todas cheirosinhas no armário, sonhando com você a cada cabide pendurado...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Nossa, que bebezão!


Tomás,

Que delícia! Pudemos te ver hoje novamente. Poxa, e como foi bom. Cada vez que te vemos a gente fica mais juntinho de você. É como se visitássemos aquela pessoa querida que sempre está conosco em pensamento mas que há tempos não vemos.

E nos surpreendemos com alguns detalhes. Primeiro, você está grandão demais filho! Tanto no tamanho quanto no peso. Com apenas 31 semanas, você já tem 42 cm e está pesando 1,870 kilos [04:50]! Será que você vai ser grandão que nem o papai?

Também já conseguimos colocar um rostinho em nosso pensamento. Deu pra ver o tamanhão do seu nariz (também, se puxar de um lado ou de outro não vai ser diferente...), sua boquinha e, principalmente, o bochechão que você está [06:10]! Elas pesam tanto que seu rostinho chega a ficar quadrado! Seriam as bochechas da mamãe? Até o cabelo a gente já viu [06:00], e sua mãe fica daqui torcendo pra também ser igual ao dela. Seu pai, pra não deixar por menos, fica insistindo o tempo todo que pelo menos o jeito de dormir, com as mão dobradas embaixo do queixo, é o dele [07:05]...

Todos dizem que não adianta comprar muita roupa para recém nascido que perde logo, não é? Pois sabia que você, antes mesmo de nascer, já corre esse risco? Medimos seu "pezinho" e ele já tem 7 cm [03:15]! Alguns sapatinhos que você tem medem apenas 9!?!

Mas, o mais importante foi saber que você continua bem e com muita saúde. Tá se alimentando direitinho [00:56] (também, com esse peso, que surpresa...), já está viradinho de cabeça para baixo, a pressão da mamãe tá lá em baixo (o que acaba nos ocasionando alguns sustinhos), tá tudo certo e caminhando para um final feliz.

Acho que nos veremos novamente daqui  a cerca um Mês e meio e, depois disso, nosso encontro será pessoalmente!


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tudo começou há um tempo atrás, na Guatemala


Tomás,

Hoje seus pais comemoram 14 anos de namoro. Sim, mesmo já casados eles continuam namorando e não abrem mão de nenhuma data comemorativa. Afinal, todas elas são pretextos para um jantarzinho romântico com uma boa música e um bom vinho. Embora, neste ano, trocamos o vinho pelo suco de uva....

Nos conhecemos ao nos preparar para uma viagem internacional. Fomos escoteiros por muitos anos e era a primeira vez que participávamos de um acampamento panamericano. Tinha pessoas de diversas partes do mundo, inclusive Europa. O país escolhido para o evento foi a Guatemala, nossa primeira parada.

Entre aquele bando de adolescentes e várias possibilidades de paqueras, sua mãe se interessou pelo seu pai. Ele era (e ainda é) divertido, inteligente e tinha um charme peculiar... Assim, sua mãe dispensou um guatemalteco e um escocês que estavam atrás dela e espantou uma brasileira e uma chilena que estavam atrás do seu pai, marcando de vez seu território. Com toda aquela atitude, alegria e os vários "encantos" que apenas uma mulher decidida pode ter e provocar, não teve como seu pai não se apaixonar. Lá mesmo, em meio a parques naturais e vulcões ativos, o pedido de namoro aconteceu. E foi aceito!

Seguimos para o nosso segundo destino: uma pequena excursão pela Disney. Foi lá que tiramos a foto acima em abril de 1996 e pudemos repetir a dose agora em janeiro de 2010, já com você na barriga da mamãe, 14 anos depois que tudo começou.

E entre essas duas fotos, tivemos toda uma vida juntos. Passamos por todas as fases:  a adolescência, o vestibular, os estágios, o primeiro emprego, a construção da carreira, um rápido término, pouquíssimas brigas sérias, a montagem do primeiro apartamento, o noivado, o casamento, a vida de casados, mais viagens e o desejo que você viesse completar nossas vidas...

Cada coisa bem juntinhos. E o que vem pela frente parece tão promissor que fica difícil um imaginar o resto da vida sem o outro. 14 anos parece muito, mas também parece pouco, quando visualizamos (e é fácil visualizar) nós dois velhinhos, velhinhos, lado a lado, juntos com nossos filhos e netos.

domingo, 4 de abril de 2010

O que não se faz por amor


Filho,

Curtimos mais um feriado muito importante neste final de semana. E, também, este você vai adorar. Nada como acordar na manhã de domingo e sair por aí perseguindo pegadinhas de coelho para encontrar os ovos de páscoa escondidos. Na verdade, melhor que isso é se lambuzar de chocolate após encontrá-los! Só que você vai passar um pouco apertado... Não será nada fácil devorar estes doces sem a presença faminta do papai e da mamãe!

Mas a Páscoa é muito mais do que isso. Hoje celebramos a ressurreição de Cristo, sua nova vida após seu gesto de amor por nós. Os coelhos, ovos e outros símbolos são usados para representar esta mudança, este renascimento.

Nesta altura do blog é chover no molhado dizer o que significa essa nossa nova vida né? Talvez para ser diferente (e diferente é legal ;-) possamos falar um pouco dos sacrifícios que faremos... Sacrifício ao acordar de madrugada e passar as noites em claro, ao trocar aquelas fraldinhas caprichadas, sacrifício ao engolir o grito de dor na mordidinha durante a amamentação, ao sofrer porque você está sofrendo, sacrifício ao pegarmos gripe sempre que um coleguinha seu da escola estiver gripado, sacrifício, sacrifício, sacrifício...

Ah, que nada. Acabamos na verdade falando da mesma coisa: gesto de amor. Faremos isso tudo sim, e faremos felizes pelo simples fato de que é pra você!

Fomos para Vermelho Novo para, além de celebrarmos a Páscoa, comemorarmos também o aniversário do Tio Paulo e do priminho Rafael. Foi muito bom. Festa ao melhor estilo da roça: churrasquinho, comida típica farta, partidas disputadíssimas de Buraco e muita, mas muita conversa jogada fora em meio a tantos casos.

Acho que agora você só volta lá depois de ter saído da barriga da mamãe. Falando em barriga, sua priminha Sofia fez cara de quem não entendeu nada ao ver essa bola ai. Ela será um ano mais velha que você e com certeza fará parte da sua turminha de primos que vão "enfrentar" os animais da fazenda, "escalar" cada um dos pés de frutas e mais tarde encarar as noites frias durante a Festa do Vermelhense Ausente.

E assim, os casos para serem contados e relembrados nas próximas festas na Fazenda do Recreio só irão aumentar...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Surpresa no novo ultrassom

Filha,

Nossa cabeça está a mil! Hoje fizemos um novo ultrassom de rotina para ver se está tudo bem com você. E, graças a Deus, está. Bom, não do jeito que pensávamos...

Como fomos apressadinhos em descobrir o seu sexo para comprarmos todo o enxoval na Disney, acabamos interpretando mal. Hoje percebemos:  você é MENINA!

O papai ficou tão emocionado e sensibilizado com essa mudança que resolveu ser solidário a você e passou a torcer para o Cruzeiro.


Obs: Depois de você nascer lhe contaremos melhor esta estória e como enganar os bobos em 1º de Abril!