quinta-feira, 10 de junho de 2010

And the Tomás goes to:


Filho,

Finalmente anunciamos os nomes que preenchem as vagas de seus padrinhos e suas madrinhas. Mesmo antes de você nascer, foram várias indiretas de alguns candidatos, mensagens subliminares, pedidos na cara dura e até auto-promoção por meio deste blog. Ainda assim, alguns tiveram uma boa surpresa.

Nossa decisão já havia sido tomada ao longo da gravidez. Apesar de vários nomes, fomos observando a ligação que cada um deles desenvolvia com você, desde o momento em que ficaram sabendo da sua chegada até hoje. Para ajudar na escolha, sem causar "muito" ciúmes em cada uma das famílias, decidimos por escolher os homens da família do papai e as mulheres da família da mamãe.

Para nós, o batismo e a relação entre o afilhado e seus padrinhos vai muito além da cerimônia religiosa. Para contar isto a cada um deles, escrevemos um cartãozinho no qual fazíamos o convite e o entregamos na primeira visita que eles fizeram para te conhecer, ainda na Maternidade. Nele dizia:
"Para nós, a cerimônia do batismo e da consagração é sobretudo uma benção de Deus e mais um elo que se cria entre padrinho e afilhado.
Para escolhermos este padrinho, acreditamos que a pessoa já deva ter uma afinidade com nosso filho, que possa passar bons exemplos, cuidar se necessário e curtir bons momentos junto a ele.
Por isso, você nos deixaria honrados e felizes se aceitasse ser o padrinho do nosso Tomás."
Todos eles aceitaram com muita felicidade e emoção, sem hesitar. Esperamos estar sempre presentes para você para o que der e vier. Mas se por um acaso viermos a faltar, pode ficar tranquilo que esta turma abaixo tem tudo o que precisa para dar conta do recado:
  • Bruno Simões e Maria Tereza
  • Tio Juninho e Eliza Helena



Temos certeza que você vai gostar muito deles, assim como eles já gostam de você!

Atendendo a pedidos: Tomás!


Tomás,

Não teve jeito filho. Tentamos te proteger da exposição desenfreada promovida pela mídia, da falta de privacidade intensificada por paparazzos munidos de câmeras e internet e do risco de ter sua imagem vinculada a algumas más companhias que seus pais escolheram para serem seus amigos e partilhar a vida deles. Tudo foi em vão.

Não demorou muito após publicarmos a sua foto alterada por computador para começarmos a receber mensagens ameaçadoras e difamatórias. E elas chegaram por SMS, e-mail, telefone e algumas até pessoalmente. Insatisfeitos, começaram a alterar sua foto pelo photoshop produzindo versões bizarras e ainda tiveram a ousadia de dizer que você estava igual aos filhos do Michael Jackson, só faltava usar máscara! Vê se pode?

Seus pais não cederam de forma alguma à pressão, por maior que ela tenha sido. Porém, alguns aproveitadores vieram te visitar e utilizaram mal a internet e seus sites de relacionamento para divulgar de forma não autorizada a sua fotinha. Mas eles ainda aprendem. Pois, como disse o tio de uma pessoa que eu tenho certeza você vai adorar: "Com um grande poder vem uma grande responsabilidade".

Assim, é melhor que tiremos oficialmente seu rosto do anonimato por meio deste canal direto com seu fãs.

Sem mais delongas, apresentamos a todos: Tomás!



terça-feira, 8 de junho de 2010

Fracassa a última tentativa


Tom-tom,

Agora não tem mais jeito. Não interessa mais esse pessoal dizer que você só se parece com a mamãe e que sendo branquinho assim com esse olho claro que o papai deveria se preocupar. Ele acaba de ir lá e te registrar. Está definido oficialmente!

E olha que a tentação bateu bem forte nesse momento, viu? Como ele saiu da maternidade e foi lá sozinho, quem poderia impedi-lo de finalmente te chamar como sempre sonhou: "Rauber Júnior". Bom, ninguém realmente poderia detê-lo, mas o simples pensamento de voltar ao quarto onde a mamãe estava e mostrar a ela sua certidão de nascimento enquanto anunciava o feito já foi suficiente. A reação criada que passou pela cabeça dele não pode ser descrita neste blog. Assim, fracassou a última tentativa do seu pai de que você recebesse este nome. Quem sabe com seu irmãozinho ele tem mais chance...

Mas não adianta. Com você sendo chamado de Tomás o tempo inteiro que estava na barriga de sua mãe, seu rostinho já não aceita outro nome. Bom, Tomás, Tom e Tom-tom, né? Ah, e nada de Tômas!

E veja só que legal. Além de você receber hoje sua certidão de nascimento e o registro do seu nome, você também vai ganhar uma árvore! Papai te inscreveu no Programa Uma Vida, Uma Árvore. Nele, para celebrar seu nascimento, ao ser registrado em Belo Horizonte, a prefeitura irá plantar uma árvore em um parque municipal. Em breve iremos receber um certificado informando qual é a espécie da árvore, o número do registro e o local onde ela foi  plantada.

É isso aí Tom! Um dia de vida e você já está ajudando na sustentabilidade do planeta!

Sobrevivemos à primeira batalha


Tom,

Ufa, sobrevivemos a primeira batalha, digo, noite! Tava tudo andando tão bem ontem que nem parecia ser verdade. E realmente não era. Nada culpa sua, coisa desses pais de primeira viagem.

Você tinha mamado direitinho e bastante ao longo do dia. Porém, a noite você precisava ser trocado e adivinha quem é que estava lá a postos? A mamãe impossibilitada de levantar, o papai que nunca quis e "prometeu" fazer de tudo pra você, menos trocar fraldas, e a vovó Raquel que fazia um tempo que não cuidava de um recém nascido. E que dupla atrapalhada... A mamãe tentou orientar mas não teve jeito, foi sujeira na sua roupinha, na manta, no cobertor, no colchão... E no finalzinho você ainda tenta acertar o papai com um jatão de xixi que foi parar longe no chão. Se ele não se desvia a tempo...

Quando tudo se estabilizou e as visitas foram embora, restaram apenas os pais para passar a noite com você. Afinal de contas, a responsabilidade é deles, não é? E aí começaram as dificuldades... Você só mamava no máximo quinze minutos e acordava de hora em hora. Foi assim das 23:50 até as 04:30. Não estávamos entendendo o que acontecia. Por que mudou? Estávamos perdidos e na dúvida se era melhor pra você continuar conosco e se alimentando no peito ou de repente ir para o berçário. A mamãe descansaria mas tínhamos medo de você receber uma boa dose de Nan por lá.

Foi aí que a mamãe te pegou bem juntinho e pode perceber que você chiava quando respirava e estava fazendo um barulho de porquinho. Papai te pegou e foi correndo para o berçário. Lá eles aspiraram e limparam seu narizinho. Era isso mesmo. Assim que chegou ao quarto, você deu um choro de 10 segundos e foi acalmado pelo papai. Após relaxar você tirou uma pequena soneca das 05:00 às 10:00, e só foi acordado porque a pediatra da maternidade veio te examinar e dar um banho.

Que sufoco... Mas não se preocupe. A partir desta experiência seus pais já estão um dia mais preparados para cuidar de você e enfrentar o desconhecido que vem por aí!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Que dia


Tomás,

Puxa filho, que emoção. Acho que finalmente conseguimos encontrar um dia que foi mais feliz do que o dia do nosso casamento. Por mais que achamos estar preparados, não dá pra saber exatamente o que vai acontecer e como vamos reagir.

Estávamos bem tranquilos. Após o jantar de quarta-feira passada, não conseguimos pregar os olhos durante a noite. Porém, nos dias que se passaram, já absorvemos melhor a idéia e conseguimos controlar a ansiedade. Impossível não continuar sonhando. Toda hora nos imaginávamos com você em nosso braço, você dormindo em seu bercinho, engatinhando pela casa...

Hoje acordamos às cinco horas e vovó Lú nos pegou em casa meia hora depois. Chegamos na Maternidade Santa Fé às 6:10 e ficamos aguardando o Dr. Emerson chegar. Às 7:15 tudo começou. Na última hora optamos por realizar o parto na sala onde outras pessoas podem acompanhar em uma sala de espera o que se passa na sala de cirurgia separadas por um vidro. Aqui essa sala é chamada de "Mineirinho". Inicialmente sua mãe era contra pois não queria transformar tudo em um show. Como além de nós apenas suas avós estavam por aqui, mudamos de idéia. Ainda tentamos que a Tia Leuza chegasse a tempo mas, por um infortúnio do destino, também chamado de falta de conhecimento tecnológico, o alarme não a despertou.


Enquanto preparavam a mamãe, o papai foi trocar de roupa e as avós foram aguardar na sala. Quando tudo começou, não poderia ter acontecido de forma mais tranquila. O Papai segurou a mão da mamãe o tempo todo. Bem, quase o tempo todo pois, por ser cesarea, ele sempre ficava espiando para ver como estava o andamento e o que os médicos estavam fazendo. Foi neste momento que ele disse para sua mãe: "Poxa, sempre soube que você tem uma beleza interior!".

Quando o médico anunciou que já dava pra te ver ele foi lá, do outro lado do pano, pra admirar tudo. Viu sua cabecinha apontando, os doutores a alcançando para que você ganhasse o mundo aqui fora. Você nem esperou sair direito e, apenas com a cabeça e o pescoço pra fora, já deu aquele grito. Que pulmões! Esperamos que você realmente tenha facilidade para dormir, porque força pra chorar sabemos que tem.

Nessa hora já foi um choro geral. Quando você foi colocado no colo da mamãe, se acalmou. Talvez seja pelas palavras que lhe dissemos, talvez porque você já viu que estávamos chorando por você. Foi demais vê-lo tentando abrir os olhos para nos enxergar e os fechando rapidamente por causa da claridade. Mas logo depois você insistia mais um pouquinho... As vovós iam emocionadas registrando tudo do outro lado do vidro e brigando com os pais por as atrapalharem a pegar o melhor ângulo para as fotos.

Papai então lhe pegou nos braços pela primeira vez e lhe levou para seus exames. Lá conferimos o garotão que já sabíamos ter: 51 cm de altura pesando 3,740 kg.

Enquanto a mamãe se recuperava o papai foi escolher sua primeira roupinha com as vovós e lhe ver novamente no berçário. Quando chegamos lá, as duas ficaram encantadas com o bebezinho que viam e não paravam de se gabar: "Nossa, meu netinho realmente é muito lindo...". Foi aí que o papai teve que anunciar: "É, ele realmente é, mas não é esse aí não, o Tomás é aquele outro.". Dá pra imaginar, Tomás? As vovós já te confundiram, mas logo logo corrigiram: "Ah, mas ele é até mais bonito!".

Ao longo do dia tudo ocorreu bem. A mamãe chegou bem ao quarto e logo depois você veio. Já acertou de cara a primeira mamada e continuou a mamar o dia todo. Recebemos vários e-mail, mensagens e ligações da família e de amigos. Todos estavam radiantes pela sua chegada, loucos para te conhecer e se prontificando a ajudar para o que for necessário. Vários não aguentaram esperar e mantiveram nosso quarto sempre cheio com visitas.

Quem ainda não pode vir, ficou implorando por uma fotinha sua. Porém, como você está muito famoso devido a este blog, vamos fazer como os "artistas" e poupar sua privacidade de tanta exposição. Vamos tentar matar a vontade dos seus "fãs" publicando apenas a foto abaixo:

!!!

Tomás,

Seja bem-vindo, meu filho.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

5, 4, 3, 2, 1!


Tomás,

Pronto! Tá decidido. Vamos te conhecer pessoalmente no dia 07/06/2010!!! Se Deus quiser, daqui a 5 dias teremos você em nossos colos. A contagem regressiva se inicia. Segura coração!

Ficamos tão felizes em já saber quando poderemos lhe encontrar que saímos  para comemorar... Um jantarzinho bem romântico, num restaurante legal, como não faremos durante alguns meses. O saber a data do seu nascimento nos traz um misto de sentimentos: ora estamos tranquilos por já termos uma definição; ora bate uma ansiedade que chega apertar o peito.

Como bons pais que somos, já tivemos que tomar uma decisão importante pensando no que seria melhor para você. Hoje fomos à última consulta pré-natal com o Dr. Emerson e pensamos direitinho sobre tudo o que está acontecendo. Você já está prontinho faz tempo, mas o corpo da mamãe gostou tanto de você aí que não quer te largar de jeito nenhum. Acho que ela já está ficando com saudade da barriga, uma vez que seu nascimento se aproxima.

Assim, preferimos não arriscar a sua saúde nem a dela e marcarmos uma cesariana. Desde o início da gravidez nós sempre tivemos a vontade de que você viesse ao mundo via parto normal. Como diz a vovó Lu, "é o mais natural e a natureza é sábia!". Porém, pelos indícios que temos, pode até ser que se esperarmos mais alguns dias a situação mude, mas tudo nos leva a crer que, mesmo se possível o parto normal, ele será demorado demais e tanto você quanto a mamãe poderão sofrer um pouco.

O que não gostamos na cesarea é que nos parece ser brusca para você. Afinal de contas, você estará lá, todo despreocupado, comendo, dormindo e chutando muito como sempre faz e, de repente, uma linha de luz, algo que você ainda nunca viu, aparece nesse seu mundinho escuro e uma mão surge puxando sua cabecinha pra fora!! Então, o que fazer? Como puxar um band-aid: de vagarzinho, um pouquinho por vez, mas doendo bastante a cada puxadinha ou arrancando de vez, onde a dor (surpresa no nosso caso) é maior mas passa logo?

Pela sua saúde, vamos puxá-lo de uma vez. Mas não se preocupe filho. Pode parecer assustador num primeiro momento mas assim que você sair de lá estaremos os dois juntos te esperando para te abraçar e te acalmar pela primeira vez. E, depois desse momento, seremos para sempre três, no mínimo...